Apesar de parecer estranho, muitos usuários ainda não sabem o que é o certificado SSL e para que ele serve. Consequência disso é o enorme número de sites no Brasil ainda sem certificados SSL instalados ou quando instalados, configurados de forma incorreta. Nesta publicação vou elencar 3 principais motivos pelos quais você deve considerar instalar um certificado SSL em seu site.

 

Antes de começar, o que é um certificado SSL?

Fugindo das características técnicas e falando de forma bem simples, o certificado SSL é utilizado para proteger informações importantes dos usuários que navegam em sites da internet, impedindo que sejam interceptadas ou visualizadas durante a comunicação de dados que acontece entre o navegador do cliente e o servidor que hospeda o site.

Isto acontece a partir da criação de uma chave criptografada usada para embaralhar os dados que estão sendo trocados entre o cliente e o servidor, de modo que seja praticamente impossível descobrir o conteúdo trocado e a chave usada para fazer a criptografia. Além disso, o único lugar que pode desembaralhar este conteúdo é o servidor onde está instalado o certificado SSL.

Todo site que possui um certificado SSL instalado é possível notar um cadeado verde no canto superior esquerdo quando acessamos ele em nosso navegador. Quando mal configurado, o site não redireciona automaticamente para a versão do site com certificado usando o protocolo https ou o cadeado não fica completamente verde, indicando que existem conexões à recursos externos ainda usando o protocolo http.

 

Lá vai o motivo número 1

Portanto, o motivo número 1 para você instalar um certificado SSL em seu site é a segurança. Com ele você garante que a troca de dados entre seus clientes e seu site, ou até mesmo você ou seus funcionários, se dará de forma criptografada para todos os formulários existentes nele. Assim evita-se o roubo de informações por interceptação de conexões.

 

Outros motivos para se instalar um certificado SSL

Além da camada de segurança adicional que é trazida para seu site, o certificado SSL gera credibilidade aos seus clientes. Uma vez que o cadeado verde está presente os usuários sentem-se mais confortáveis em navegar pelo seu site sabendo que a troca de informações é segura e também que o seu site é autenticamente o seu. Indiretamente sua marca ganha força uma vez que os usuários enxergam que você trata com atenção questões de segurança.

Portanto o motivo número 2 é pela credibilidade gerada para seu público.

O motivo número 3, não menos importantes que os anteriores, é talvez um grande diferencial para quem quer que seu site seja mais visto e acessado na internet. O motivo número 3 é pelo fato de que o uso de certificado SSL em seu site, melhora o SEO (Search Engine Optimization), fazendo que seu site ganhe algumas posições acima em resultados de buscas em ferramentas de pesquisa como o Google, Yahoo, Bing e outros.

Desde 2014, o Google considera o uso de certificados SSL (https) como um fator de melhoria no rankeamento e incentiva o uso do SSL no intuito de tornar a internet mais segura.

 

Custo de um certificado SSL

O preço de um certificado SSL varia desde a empresa certificadora que oferece o certificado, o tipo de validação que é feito e também o prazo que o certificado fica vigente. No entanto, atualmente já é possível encontrar certificados SSL totalmente gratuitos que permitem estender o período de vigência enquanto é utilizado.

Um exemplo é o certificado oferecido pela Let’s Encrypt . Vários provedores de hospedagem já oferecem a instalação de certificados SSL desta empresa de forma bastante simples. No entanto, como a maioria dos sites possui várias referências em banco de dados ainda para links http, é importante solicitar suporte de um profissional para que a instalação e configuração do certificado seja feito de forma correta e seu site não fique fora do ar.

 

Conclusão

Diante dos motivos acima elencados e a facilidade que se tem atualmente de instalar certificados SSL, inclusive de forma gratuita, é importante se atentar para a instalação deste recurso o mais rápido possível. Dessa forma, seus clientes e funcionários estarão mais protegidos e seu site melhor posicionado na web.

WhatsApp Fale comigo!